sexta-feira, 23 de setembro de 2011

Trabalho Realizado na Comunidade de Jardim Gramacho - Duque de Caxias.

Futuros ENFERMEIROS(A), no início da coleta de dados para consolidação acadêmica. 
 Crianças e LIXO, algo que não combina 
 1. Descrição da doença -  a cisticercose suína é uma doença parasitária originada a partir da ingestão de ovos de Taenia solium, cujas formas adultas têm o homem como hospedeiro final; normalmente, os suínos apresentam apenas a forma larval (Cysticercus cellulosae). O quadro clínico da teníase no homem pode acarretar dor abdominal, anorexia e outras manifestações gastrointestinais, sem provocar conseqüências mais sérias.
A teníase, no entanto, pode conduzir à cisticercose humana, cuja localização cerebral é a sua manifestação mais grave, podendo levar o indivíduo à morte.
A infecção pode permanecer assintomática durante muitos anos e nunca vir a se manifestar. Nas formas cerebrais a sintomatologia pode iniciar-se por crises convulsivas, o quadro clínico tende a agravar-se à medida que aumente a hipertensão intercraniana, ou na dependência das estruturas acometidas, evoluindo para meningoencefalite e distúrbios de comportamento.
 2. Agente etiológico - Taenia solium, o verme do porco causa infecção intestinal com a forma adulta e somática com a larva (cisticercos). O homem adquire teníase quando ingere carne suína, crua ou parcialmente cozida, contendo cisticercos. Os suínos, por outro lado, adquirem cisticercose quando ingerem ovos de T. solium, presentes no ambiente contaminado por matéria fecal de seres humanos contaminados. Do mesmo modo que o suíno, o homem pode adquirir cisticercose a partir da ingestão de ovos de T. solium, presentes em alimentos contaminados com matéria fecal de origem humana, sobretudo verduras cruas, ou por auto-infecção, através das mãos e roupas contaminadas com a próprias fezes.

 Criança brincando no meio do LIXO, exposta a todo tipo de doença. 
 A leptospirose é um bom exemplo de que o lixo é um exagero da população. Essa doença é transmitida pelos ratos que vivem principalmente em lugares com essas características, outras doenças podem ser causadas por outros animais e insetos, como a barata, mosca Aedes Egipt (transmissora da dengue), moscas, mosquitos, formigas e escorpiões, entre outros.
Homem trabalhando no meio do lixo, de onde tira seu sustento.